sábado, 30 de janeiro de 2010

Como você pode ajudar


Enquanto o Haiti continua a tentar se recuperar dos efeitos de um terremoto devastador, a Fundação Rotária estabeleceu o Fundo de Assistência ao Terremoto do Haiti para rotarianos americanos que quiserem contribuir com os esforços de assistência
www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Assembleia internacional inspira futuros líderes




Por Donna Polydoros
Notícias do Rotary International
25 de janeiro de 2010

--------------------------------
www.familiarotaria.com.br
www.familirotaria.blogspot.com

Governadores entrantes dão as mãos durante a sessão plenária de encerramento da assembleia internacional em San Diego, Califórnia, EUA. Rotary Images/Alyce Henson
Rotary International on FacebookGovernadores entrantes deixaram a assembleia internacional de 2010 em San Diego, EUA, inspirados a fortalecer comunidades e unir continentes.

O lema de 2010-11 anunciado pelo presidente eleito Ray Klinginsmith tocou muitos dos governadores eleitos que participaram do treinamento anual de seis dias.

"Eu realmente me senti inspirado. A questão passa a ser como transmitir ao distrito todo o conhecimento e as emoções que nos foram transmitidos no evento", disse Woody Northup, do Distrito 6710 (Kentucky, EUA).

"Foi um prazer ver de perto o quanto o Rotary é internacional", exultou Maxine Neighbour, do Distrito 9910 (Nova Caledônia; partes da Nova Zelândia; Ilha Norfolk; Vanuatu). "Ajuda saber que não somos os únicos tendo determinadas dificuldades."

Os futuros líderes tiveram diversas oportunidades de interagir e discutir projetos humanitários, o que foi especialmente importante para governadores entrantes de distritos pilotos do Plano Visão de Futuro. Líderes dos 100 distritos se reuniram durante dois dias antes da assembleia para um treinamento sobre a fase experimental da nova estrutura de subsídios da Fundação Rotária. Saiba mais.

"A sessão do Plano Visão de Futuro foi bastante esclarecedora, sinto que agora sei que caminho seguir", comentou Richard Alborough, do Distrito 9270 (África do Sul). "É confortante poder fazer perguntas e discutir a melhor maneira de fazer as coisas."

Comentários sobre a devastação causada pelo terremoto no Haiti estiveram presentes o tempo todo. Durante a apresentação das bandeiras do mundo rotário, a bandeira haitiana foi ovacionada. As necessidades humanitárias do país foram discutidas exaustivamente como exemplo do tipo de trabalho que os governadores eleitos vão se deparar durante seu mandato.

Programas pró-juventude, uma das ênfases de Klinginsmith, também receberam atenção especial durante as sessões plenárias dos Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos e de programas pró-juventude do Rotary.

"Provavelmente vou nomear um dos meus ex-presidentes mais jovens presidente de uma comunidade Novas Gerações", prometeu Donald Thomas, do Distrito 6960 (Flórida, EUA).

Os governadores eleitos aproveitaram as várias oportunidades de interação proporcionadas durante o evento. Allan Maclaughlan, do Distrito 1020 (Escócia), e Paul Scott, do Distrito 7150 (Nova York, EUA), comentaram que foi muito agradável discutir pessoalmente com outros líderes distritais projetos humanitários atuais e potenciais.

Durante a sessão plenária de encerramento e as discussões de mesa redonda, os governadores eleitos refletiram sobre o conhecimento e inspiração adquiridos.

"Eu já tinha o conhecimento, mas agora sei como usá-lo e tenho a motivação para fazê-lo", afirmou Syed Shahab Balkhi, do Distrito 3271 (Paquistão).

Fonte: www.rotary.org

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PAUL PERCY HARRIS


27 de janeiro de 1947 - Data do falecimento

Paul Percy Harris

Paul Percy Harris (Racine, Wisconsin, 19 de abril de 1868 — Chicago, Illinois 27 de janeiro de 1947) foi um advogado estadunidense, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International.

Filho de pais de vida pouco regrada, Paul Percy Harris foi criado por seus avós paternos, Harold e Pamela. Criança e jovem travesso, era o terror da pacata cidade de Wallingford, Vermont e acabou expulso de duas escolas superiores.

Entretanto, a austeridade, a compreensão, a bondade e a tolerância de seus avós, bem como a confiança que seu primeiro patrão nele depositou, pesaram em muito na mudança de comportamento daquele que fundou e desenvolveu o que se tornaria maior entidade particular de serviço social do mundo. Em 1891, formou-se em direito e decidiu passar os cinco anos seguintes conhecendo os EUA. Trabalhou como repórter, cowboy, professor na Los Angeles School of Business, porteiro de hotel, vendedor de granito e marinheiro. Em 1896, estabeleceu-se em Chicago e em pouco tempo tornou-se um advogado conhecido.

Criação do Rotary

Uma noite foi jantar com um colega do escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar surgiu o Rotary.

Naquele passeio seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu. O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade.

Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas ao cursar direito em Iowa conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado duro para poder pagar seus estudos. Possivelmente, este contato fez grande impressão em Paul Harris pois os primeiros Rotary Clubs eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço, os self-made men.


Família

Paul Harris casou-se com Jean Thomson, natural de Edimburgo, Escócia, em 1910. O casal não teve filhos e permaneceram casados até o falecimento de Paul. Jean faleceu em 1963, em sua cidade natal.


Reconhecimento

Após a fundação do primeiro Rotary Club em Chicago, o advogado tornou-se, marido exemplar, cidadão do mundo, conheceu os cinco continentes, recebeu honrarias de reis e presidentes e tornou seu nome sinônimo do que de mais valor herdara de seu avô: a tolerância.

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte:encaminhado por
*********************************************
* MARIA APARECIDA DE MORAES GOMES PEREIRA *
* Geographin - Geschäftsberater *
* São Paulo - SP - Brasilien *
*********************************************

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

NOVO LAYOUT




acessem nosso site e conheçam nosso novo layout da pagina principal

www.familiarotaria.com.br

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

RI lança nova publicação eletrônica

Por Jennifer Lee Atkin
Notícias do Rotary International
22 de janeiro de 2010

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

A edição preliminar do Rotary Leader, revelada na assembleia internacional em San Diego, Califórnia, EUA. Veja a edição preliminar. Para melhor servir os Rotary Clubs e líderes distritais, o boletim Rotary World está sendo substituído pela publicação eletrônica bimestral Rotary Leader, que trará informações práticas especificamente para dirigentes de clubes e distritos.

A edição preliminar do Rotary Leader foi apresentada na assembleia internacional em 22 de janeiro pelo secretário geral do RI, Ed Futa. A publicação será oficialmente lançada em abril de 2010.

"Aproximadamente um ano atrás fizemos uma pesquisa com os leitores do Rotary World, o boletim trimestral direcionado aos presidentes de clubes e governadores de distrito", contou Futa durante a oitava sessão plenária. "Obtivemos respostas variadas mas em geral os leitores expressaram a necessidade de maior foco em assuntos que enfrentam todos os dias na administração de seus clubes e distritos. Eles também disseram que gostariam de receber menos papelada do RI."

"Em resposta a estes dois comentários feitos por diversos leitores, criamos o Rotary Leader, um boletim digital direcionado a todos aqueles que ocupam posição de liderança no Rotary", explicou Futa.

Os artigos do Rotary Leader serão sobre soluções: Como evitar baixas? Como convencer os rotarianos do seu distrito a doar à Fundação Rotária? Como conseguir que seu clube ou distrito apareça na mídia local?

Os assinantes também são incentivados a fazer perguntas e poderão acessar histórias rotárias e comunicados através de links, mantendo-se a par das informações mais recentes do RI.

Os presidentes de clubes e governadores de distritos receberão automaticamente o Rotary Leader, mas qualquer rotariano pode se cadastrar para receber a publicação gratuita. Todos os dirigentes de clubes e distritos, inclusive secretários de clubes, governadores assistentes e presidentes de comissões distritais deveriam ler o Rotary Leader, assim como rotarianos considerando posições de liderança.

"Sem as limitações impostas por custos de impressão e remessa, esperamos ter mais leitores com o Rotary Leader do que tínhamos com o Rotary World", afirmou Futa.

Os leitores do Rotary Leader terão a opção de ler a publicação virando suas páginas eletronicamente ou seguindo links diretamente aos artigos de seu interesse. Os assinantes poderão encaminhar artigos por e-mail, salvar digitalmente histórias e fotos e imprimir páginas para referência futura. Quando for relevante e apropriado, os artigos virão acompanhados de vídeos, áudio e slides.

Assim como o Rotary World, o Rotary Leader vai ser publicado em nove idiomas: alemão, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, português e sueco.

fonte: www.rotary.org

Governadores eleitos relembram seus dias de interactianos e rotaractianos

Por Donna Polydoros
Notícias do Rotary International
22 de janeiro de 2010
----------------------------------------
www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

Carlos Enrique Giraldo, Julia Gereda de Carlin, Rajyalakshmi Vadlamani e Virgilio Farcon fazem pose durante a assembleia internacional em San Diego, Califórnia, EUA. Rotary Images/Monika Lozinska-Lee Quatro ex-participantes de programas do Rotary, atualmente governadores eleitos, contam com orgulho suas experiências rotárias de juventude e confessam que desde então nunca mais se afastaram do Rotary.

Virgilio Farcon, Julia Gereda de Carlin, Rajyalakshmi Vadlamani e Carlos Enrique Giraldo conversam sobre como suas experiências com os programas rotários para jovens ajudaram a formar os líderes que são hoje.

Três deles foram criados por pais rotarianos, que os incentivaram a entrar para o Interact. "Não entendia por que meus pais queriam tanto que eu me tornasse interactiano até que me associei. Foi essa experiência que me motivou a virar rotariano", conta Farcon, do Distrito 3800 (Filipinas). Recentemente ele deu continuidade à tradição com a admissão de seu filho mais velho ao Rotaract.

Gereda de Carlin, do Distrito 4450 (Perú), conta que queria entrar para o Interact em uma época em que a admissão de mulheres não era permitida. Alguns anos mais tarde, quando o primeiro Rotaract Club do Perú foi fundado, ela se tornou sua secretária e lá conheceu seu marido, outro rotaractiano. "Para mim o Rotary é um estilo de vida que eu e meu marido adotamos desde cedo", comenta Gereda de Carlin. "O programa Rotaract nos mostrou o valor do Rotary."

Vadlamani, do Distrito 3150 (Índia), conta que entrou para o Interact por causa de seu pai, um rotariano que patrocinava o Interact Club de sua escola. Ela se tornou presidente do clube e liderou projetos de assistência a idosos e carentes. "O Interact me ensinou que compartilhar meu tempo era mais importante do que compartilhar meu dinheiro", conta. Vadlamani conheceu seu marido através do programa Prêmios Rotary de Liderança Juvenil.

Giraldo, do Distrito 4280 (Colômbia), também foi incentivado por seu pai rotariano a entrar para o Interact e depois para o Rotaract.

"Alguns dos elementos mais importantes do Rotaract e Interact são companheirismo e amizade. Eles nos fazem sentir bem-vindos, o que não acontece em muitas organizações", ele comenta.

Os quatro concordam com a importância de se envolver no Rotary desde cedo.

"É isto que chamamos de família rotária. Quando nos envolvemos quando crianças, é quase certo que entraremos para o Rotary, muitas vezes em funções de liderança", argumenta Farcon.

Premio Osíris Del Corso


Concurso a nível nacional de artigos acadêmicos e redações.

O objetivo do prêmio é criar um amplo debate na sociedade sobre casos de violência - física e mental - e estimular a participação mais incisiva da sociedade civil em ações que promovam a paz, a segurança e a compreensão entre os povos. O prêmio também é uma homenagem ao jovem Osíris Del Corso.

O temas escolhidos procuram incitar aos participantes uma reflexão sobre os caminhos que levam a Paz, através da Justiça, da Filantropia e da condução de Políticas Públicas. Sendo assim, o tema para artigos será "Justiça e paz: Por uma sociedade mais humana", e o tema para redações como parte do Projeto Multidistrital proposto pela OMIR-Brasil será "Paz, Por que não?

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

TMRD 2010 - Maringá - Paraná



PARA ACESSAR O SITE DO EVENTO, FAZER SUA ISNSCRIÇÃO AI VAI O LINK
http://www.rotaract4630.org.br/tmrd/


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

Rotarianos presenciam o caos no Haiti

Por Ryan Hyland
Notícias do Rotary International
20 de janeiro de 2010

--------------------------------------
www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

FOTOS: Haitianos em Porto Príncipe minutos após o terremoto. Acima: A equipe de rotarianos volta para casa em Houston, EUA, quatro dias após o incidente. Foto cedida por Michelle Bohreer Como presidente do Rotary Club de Houston, o sonho de Michelle Bohreer era viajar ao Haiti para conduzir um projeto humanitário visando melhorar as condições de vida das crianças naquele país.

No dia 12 de janeiro, 45 minutos após chegar a Porto Príncipe para uma estadia de uma semana, o sonho rapidamente se transformou em pesadelo.

Bohreer e uma equipe de cinco rotarianos de Houston tinham ido à capital do Haiti para implementar um projeto hídrico em um orfanato, quando um terremoto devastador atingiu a região, deixando vítimas por toda parte.

"Minutos após o terremoto, milhares de pessoas inundaram as ruas correndo e gritando. Centenas estavam feridas", conta Bohreer. "Naquele momento me dei conta da amplitude e do horror da catástrofe."

O terremoto, o pior que a região já sofreu em mais de 200 anos, destruiu grande parte da capital, matando mais de 200.000 pessoas e deixando milhões de feridos. Uma grande operação de resgate internacional está a caminho, para levar comida, água e remédios.

"Nunca me esquecerei do que vi e ouvi", disse a integrante da equipe Vicki Brentin, ex-presidente do clube de Houston. "Segurava firme nas mãos de crianças assustadas e feridas, e via o desespero nos olhos de seus pais, implorando por ajuda. Isto é algo de que me lembrarei para sempre."

Sem poder deixar o país, os membros da equipe passaram quatro dias em Porto Príncipe ajudando como podiam. Encontraram um hospital que havia desmoronado e ao vasculharem os escombros, encontraram aintibióticos e analgésicos para distribuir entre os feridos.

"Os ferimentos eram graves demais para os remédios disponíveis, mas qualquer tipo de cuidado recebido lhes dava esperança. E nos dava esperança", acrescentou Bohreer. "Nunca me orgulhei tanto de ser rotariana."

No dia 15 de janeiro, ela e sua equipe embarcaram num voo para a República Dominicana e, de lá, voltaram a Houston, onde chegaram sãos e salvos no dia seguinte.

Bohreer disse que seu clube voltará para ajudar a reconstruir o país.

"Nós, representando o Rotary, temos a obrigação de cuidar de pessoas que estejam sofrendo tanto nestas condições," adicionou.

De segurança à catástrofe
Um dia depois do terremoto, Caleb Lucien, associado do Rotary Club de Pignon, e nove outros haitianos viajaram 135 quilômetros, de Pigon a Porto Príncipe, para fazer um levantamento dos danos e ajudar as vítimas.

"A cidade está completamente destruída", diz Lucien, coordenador do Grupo de Apoio a Saúde e Combate à Fome para o Distrito 7020 no Caribe. "Passamos por centenas e centenas de cadáveres, a quantidade de vítimas é impressionante."

Lucien gastou US$3.500 do seu próprio dinheiro para comprar água e comida para distribuir às vítimas. Ele também procurou por rotarianos que sabia que moravam em áreas afetadas e ajudou na evacuação de mais de 120 feridos para Pignon.

"Não tinhamos tempo para pensar no estrago, era hora de agir", conta ele. "Sinto pelas perdas, mas tinha que seguir em frente e me concentrar em mobilizar rotarianos para ajudar."

Ele está trabalhando para levar socorro às regiões afetadas em parceria com a Força Tarefa Haiti do Distrito 7020, formada há dois anos para fornecer ajuda financeira àquele país.

"A necessidade imediata nos próximos meses é abrigo, alimentos e água potável", explica Lucien. "A longo prazo, espero ver os rotarianos ajudando na reconstrução de escolas, hospitais e igrejas."


Fonte: www.rotary.org

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Governadores eleitos discutem o lema do RI de 2010-11



Por Donna Polydoros
Notícias do Rotary International
19 de janeiro de 2010

------------------------------
www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

Carol Ann Jeronimo, governadora eleita do Distrito 7640 (Nova Jersey, EUA) analisa o lema do RI de 2010-11 em uma discussão em grupo no dia 19 de janeiro. Rotary Images/Monika Lozinska-Lee Os governadores eleitos concordam: Fortalecer Comunidades -- Unir Continentes reflete muito bem o trabalho que os rotarianos fazem. Agora é hora de divulgação.

Os governadores de distrito entrantes se reuníram em pequenos grupos para discutir o novo lema após a segunda sessão plenária da assembleia internacional de 2010, no dia 19 de janeiro.

Charlie Rand, governador eleito do Distrito 6980 (Flórida, EUA), disse que a apresentação e explicação dadas pelo presidente eleito do RI, Ray Klinginsmith, tornariam a promoção do lema fácil em seu distrito.

"Gostei especialmente do fato de que ele fundamentou o lema nas Quatro Avenidas de Serviços", comentou Rand.

A governadora eleita Maxine Neighbour, do Distrito 9910 (Nova Caledônia, parte da Nova Zelândia, Ilha Norfolk e Vanuatu), sugeriu que os programas de jovens tais como o Rotaract, Interact e o RYLA são meios ideais de unir continentes.

Lynda Vinson, governadora entrante do Distrito 6950 (Flórida, EUA), mencionou que as iniciativas de ajuda no Haiti demonstram uma forma de fortalecer comunidades. Ela também citou outros sucessos do Rotary na reconstrução de locais atingidos por desastres naturais, tais como o Sri Lanka após o tsunami de 2004.

Os participantes trabalharam juntos para dar ideias de como promover o lema do RI, como por exemplo pedir ao atual governador de distrito para publicá-lo no boletim do distrito, discutí-lo durante o PETS, e mostrar o vídeo das ênfases presidenciais nas assembleias distritais e cerimônias de posse de dirigentes.

Incentivar os clubes a se qualificarem para receber a Menção Presidencial foi outra forma de envolver os presidentes eleitos no lema, disse Vinson.

A governadora eleita Carol Ann Jeronimo, do Distrito 7640 (Nova Jersey, EUA), comentou: "Muitas vezes nós não registramos as coisas boas que fazemos. Estamos muito ocupados trabalhando!".


Fonte www.rotary.org

Giay fala da importância de líderes visionários


Por Donna Polydoros
Notícias do Rotary International – 20 de janeiro de 2010
--------------------------------------------------------------------------------
Giay profere palestra na terceira sessão plenária da assembleia internacional de 2010. Rotary Images/Monika Lozinska-Lee O ex-presidente do RI Luis Vicente Giay afirmou aos governadores entrantes que seu trabalho de implementação do plano estratégico pode ter impacto profundo no futuro do Rotary.

Durante a terceira sessão plenária da assembleia internacional de 2010, Giay defendeu a importância do planejamento estratégico explicando que as mudanças anuais pelas quais o Rotary passa, apesar de saudáveis, representam um desafio para o progresso da organização.

"Líderes visionários são necessários para garantir a continuidade do nosso trabalho", argumentou Giay. "Vocês são os líderes visionários de que o Rotary precisa."

O ano de 2009 trouxe diversas mudanças que afetarão o novo grupo de líderes rotários. O conselho diretor do RI revisou o plano estratégico, que passa a enfatizar fortalecimento dos clubes, mais enfoque aos serviços humanitários e aumento da projeção da imagem pública da organização.

Além disso, a Fundação Rotária escolheu os distritos que vão participar da fase experimental do Plano Visão de Futuro, um período de três anos de teste da nova estrutura de subsídios que terá início em 1º de julho.

Frente a essas mudanças e outros desafios em seus clubes e distritos, os governadores eleitos devem adotar uma atitude coerente, abrangente e progressista em seus mandatos, explicou Giay.

"Hoje, mais do que nunca, as organizações dependem de planos flexíveis, mas bem estruturados, com objetivos claros que os ajudem a enfrentar seus problemas e envolvam líderes atuais e futuros na busca por soluções", ele completou.

Giay enfatizou que os líderes e associados de Rotary Clubs devem estar envolvidos no planejamento estratégico definindo claramente suas metas. O Rotary International oferece vários recursos que os clubes podem usar no desenvolvimento de um plano estratégico, inclusive o Guia para Planejamento Estratégico.

Fonte: www.rotary.org




www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

O final da pólio está próximo Por Donna Polydoros


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria
Notícias do Rotary International -- 20 de janeiro de 2010

--------------------------------------------------------------------------------

A jornalista de Seattle Penny LeGate lembra os governadores de distrito de que a erradicação da pólio está próxima. Rotary Images/Monika Lozinska-Lee Vocês estão quase lá, foi a mensagem que a jornalista Penny LeGate deixou aos governadores eleitos durante a assembleia internacional de 2010.

LeGate, apresentadora e repórter do canal televisivo KIRO-TV em Seattle, Washington, EUA, vem viajando com rotarianos a países como Etiópia e Índia para participar e fazer cobertura dos Dias Nacionais de Imunização (DNIs).

"Vocês estão na reta final, o que não tem sido nada fácil", ela disse durante a quarta sessão plenária.

Desde 1985, quando o Rotary lançou o programa Pólio Plus, o número de países pólio endêmicos diminuiu de 125 para 4 -- Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão -- e o número de novos casos por ano diminuiu de 350.000 para 2.000.

Problemas de segurança, instabilidade política e infraestrutura e saneamento precários continuam a representar desafios para a erradicação da doença, diz LeGate. Mas negociações políticas e inovações tecnológicas vêm ajudando os rotarianos a enfrentar tais desafios. No Paquistão, equipes médicas enviam mensagens de texto aos habitantes de vilarejos remotos para informá-los dos DNIs. No Afeganistão, foram decretados Dias de Tranquilidade para que a imunização possa ser feita sem representar risco para os funcionários da área de saúde e as crianças.

LeGate também enfatizou a importância da reputação internacional do Rotary e sua capacidade de inspirar a confiança de organizações filantrópias como a Fundação Bill e Melinda Gates, que doou ao Rotary um total de US$355 milhões.

"Como repórter, tem sido um prazer contar a sua história", ela afirmou.

fonte: www.rotary.org

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Adicionado o Rotaract Mackenzie - O mais antigo do Brasil - Dentre os primeiros da História


HistóriaRotaract Clubs são parte de um esforço global em prol da paz e compreensão mundial. “Dar de Si Antes de Pensar em Si” é o princípio-guia do Rotary. Os projetos dos clubes devem ter como objetivo procurar soluções para problemas cruciais da atualidade, tais como violência, uso de drogas, Aids, fome, destruição do meio ambiente e analfabetismo.
O Rotaract desenvolveu-se no início dos anos 60, Rotary Clubs começaram a patrocinar grupos de jovens em serviços à comunidade. Em 1968, o Rotaract foi aprovado como um programa oficial do Rotary Internacional. Hoje o clube esta presente em muitos países, com mais de 140.000 voluntários.Rotaract Clube UniversidadeMackenzie foi fundado em 13 dejunho de 1969, por um grupo dealunos de maioria Mackenzista enunca mais parou suas atividades.É considerado, portanto, o clubeuniversitário mais antigo do mundo,com 36 anos de existência eatividade contínua.Sendo o clube mais antigo dodistrito, em uma época em quevários clubes passavam pordificuldades englobou AvenidaPaulista, Alto de Pinheiros eCarapicuiba com a finalidade defortalecer os clubes, e deu origem aochamado Mackenzão.Clubes fortalecidos, o Mackenzãofoi desfeito e cada clube seguiu seucaminho. E o Mackenzie continuacomo sempre firme e forte…O Rotaract Clube Universidade Mackenzie foi fundado em 12 de junho de 1969 e nunca mais parou suas atividades. É considerado, portanto, o clube universitário mais antigo do mundo, com 40 anos de existência e atividade contínua.
Palavra de ex-sócio
“O Rotaract entrou em minha vida via Mackenzão, como já foi carinhosamente chamado o nosso clube. Era um período muito difícil de minha vida, e estes companheiros que ainda não me conheciam, foram os meus grandes apoios e estiveram sempre ao meu lado. Aprendi muitas coisas, principalmente a ajudar e a aceitar ajuda. Fui muito feliz e fiz muitos amigos, amigos com quem convivo até hoje, e que são para mim como uma família. Sou muito grata a todos por isso, minha vida é mais completa por que eles existem.” Bia, representante distrital 4610, gestão 1999/2000


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

ênfases presidenciais de 2010-11

Klinginsmith revela as ênfases presidenciais de 2010-11 Por Donna Polydoros
Notícias do Rotary International -- 19 de janeiro de 2010


--------------------------------------------------------------------------------



CLIQUE AQUI PARA VER O VIDEO DE ENFASES PARA A GESTÃO

Governadores eleitos têm seu primeiro contato com as ênfases presidenciais de 2010-11 durante a assembleia internacional de 2010.

A erradicação da pólio e os programas pró-juventude estão no topo da lista de "coisas a fazer" de Klinginsmith. Também estão presentes as seis áreas de enfoque: paz e prevenção/resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário.

"Poucas vezes os governadores de distrito receberam uma explicação tão clara sobre o que deve ser promovido e desenvolvido", disse o ex-presidente do RI Cliff Dochterman aos governadores eleitos. "Estas ênfases não são programas novos, mas oferecem ao mundo rotário o foco necessário para um grande ano pela frente."

fonte:www.rotary.org.br


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

SHELTERBOXES chegam a Porto Príncipe HAITI

Dave Eby e Wayne Robinson carregam a primeira ShelterBox no aeroporto de Porto Príncipe. Fotografia: Mark Pearson


As primeiras SHELTERBOXES chegaram a Porto Príncipe e outras centenas devem chegar mais tarde hoje.

O Time de Socorro da SHELTERBOX formada por David Eby (E.U.A), Robinson Wayne (E.U.A) Mark e Pearson (Reino Unido), que estão na capital do Haiti desde quinta-feira, recebem as primeiras SHELTERBOXES no Aeroporto de Porto Príncipe ontem.

A equipe diz que doze destas caixas serão utilizadas para construir um hospital de emergência no aeroporto.

"Estamos ajudando a construir um hospital de campo com estas tendas no aeroporto", disse Mark Pearson. "Estas são as condições desesperadas, amputações estão acontecendo a cada meia hora. Há uma necessidade urgente de tendas em hospitais e esta é nossa primeira prioridade."

Chefe de Operações SHELTERBOX John Leach disse: "A segurança de nossos funcionários no Haiti é de suma importância. Estamos trabalhando com as principais as agências em terra para garantir que SHELTERBOXES não só sejam distribuídas de forma rápida e eficiente, mas que a nossa equipe seja capaz de trabalhar em um ambiente seguro".

Mais algumas Centenas de caixas devem chegar a PORTO PRINCIPE hoje a tarde de Miami em um avião fretado. Enquanto isso, milhares SHELTERBOXES estão sendo embaladas no Centro de Operações da SHELTERBOX no Reino Unido.

O Diretor e Fundador da ShelterBox Tom Henderson disse: "A devastação no Haiti mudou todos aqui. Temos agora nossas caixas no chão e é um enorme privilégio poder ajudar. A escala da devastação é enorme.”

Graças a determinação de nossos funcionários e voluntários, temos sido capazes de atender ao desastre em tempo recorde. Nossos agradecimentos vão para as equipes de voluntários, bem como aos nossos doadores, que nos permitem fazer isso.

A SHELTERBOX depende inteiramente de doações públicas e da generosidade das pessoas. Nós não recebemos financiamento governamental peço se possível, para nos ajudar. "

Para doar no Brasil:

Banco Bradesco
Agencia 122
Conta corrente - 181604-7
Fav. Rotary Club São Caetano do Sul Olímpico
CNPJ. 55.059.885/0001-96


ASSISTA AO VÍDEO DA SHELTERBOX ATENDENDO O TERREMOTO EM SUMATRA E ENTENDA COMO SERÁ A AJUDA.


Conheça mais sobre SHELTERBOX em www.shelterbox.org

Enviado por: Conrado Orsatti
Msn: conradoorsatti@hotmail.com


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fortalecer Comunidades – Unir Continentes será o lema do RI em 2010-11


Após subir ao palco ao som de “California, here I come”, o presidente eleito Ray Klinginsmith anunciou o lema do RI para 2010-11, Fortalecer Comunidades – Unir Continentes, durante a sessão plenária de abertura da assembleia internacional de 2010.

Klinginsmith disse que chegou ao lema após examinar os lemas do RI nos últimos anos e notar que poucos deles tinham significado para não-rotarianos.

"Decidi então buscar um lema curto que atendesse a dois objetivos: explicar o Rotary a não-rotarianos e validar nosso trabalho para os rotarianos", ele explicou. “As palavras que escolhi para descrever a missão do Rotary e dar destaque a nossas realizações são: Fortalecer Comunidades – Unir Continentes."

O presidente eleito descreveu como seus 50 anos de experiência rotária contribuíram para sua ênfase nas comunidades, sejam elas próximas ou distantes. Por exemplo, como bolsista da Fundação Rotária ele estudou por um ano na África do Sul, tendo sido a primeira pessoa de sua pequena cidade de Unionville, nos Estados Unidos, a estudar no exterior.

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

O anúncio do lema foi feito à noite, diferente dos anúncios de lemas passados, demonstrando a predisposição para mudanças de Klinginsmith. Ele convidou governadores eleitos a avaliar procedimentos tradicionais que não estejam mais funcionando para adotar novas práticas sempre que adequado.

Klinginsmith também homenageou rotarianos do passado que ajudaram a elevar o Rotary ao lugar de destaque que a organização ocupa hoje no cenário mundial. Ele incentivou os governadores de distrito a se reunirem com ex-presidentes e dirigentes do RI de forma a fortalecer sua ligação com o passado do Rotary.

Por Donna Polydoros
Notícias do Rotary International – 18 de janeiro de 2010
Fonte: www.rotary.org.br

Carta repassada pela EGD Dalva Rigoni

Sexta-feira janeiro 15, 2010

Meus companheiros rotarianos:

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

Eu sei que fomos todos tristes com o trágico terramoto no Haiti.
As notícias, os relatórios dos rotarianos no Haiti e República Dominicana
República, e as imagens nos jornais e na TV têm um choque para todos nós.
Como rotarianos, nós queremos prestar assistência assim como fizemos para o Tsunami,
Katrina e várias outras catástrofes naturais. Equipas de socorro estão Disaster
que chegam diariamente, inclusive rotarianos. Equipas de busca e resgate com
cães de salvamento do Canadá e dos Estados Unidos já estão a trabalhar arduamente
busca nos escombros das vítimas. Muitos foram resgatados. . . outros foram
não tão afortunados. ShelterBox agora tem uma equipa no terreno no Haiti, com quase
2000 ShelterBoxes programado para chegar em breve ..

Facebook e outros grupos de redes sociais estão se unindo para aumentar
fundos para fornecer assessor muito necessária.

Quero alertá-lo sobre as diversas possibilidades de fornecimento de assessor e
alívio. Cada uma dessas oportunidades através do Rotary e da Vermelha Americana
Cruz irá assegurar que suas contribuições fornecer o assessor você quer dar.

Transmitir esta mensagem a outros rotarianos e Rotary Clubs, Vamos unir
em conjunto para fazer tudo que pudermos para ajudar a muitas centenas de milhares de pessoas afetadas
por este desastre com alimentos, água, vestuário, abrigo e suprimentos médicos.
Estamos rotarianos e é isso que fazemos.

Por favor mantenha o povo do Haiti em seus pensamentos e orações.

Seu Amigo na Cidade do México

Frank J. Devlyn

NESTA EDIÇÃO

RESPONDE SHELTERBOX

TRF CRIA FUNDO DE CATÁSTROFES HAITI

DONATE $ 10 pelo telefone celular

DOAÇÕES PARA DISTRITO 7020

QUICK LINKS

http://rs6.net/tn.jsp?et=1102944164610&s=12368&e=001Y8inoAHA3KUxh7gNqeNp4WPvWmeGq1SVzKfnE-gHexeGpico8WWnYqYn2c0eJqA5iTb4l5UKc4DLqq6Cnud1kq7IpVG4hf08K-FxOhmYlg9p1f3gqReGHg ==> ROTARY INTERNATIONAL


http://rs6.net/tn.jsp?et=1102944164610&s=12368&e=001Y8inoAHA3KXYaW00vx7sjf3YNdUqIBS_mpJDHTxoiqisPRjqPQUGrSgBESHAbvKy0e3ZDwXz_Q2_v3lCG6wx8-6JdO6yogZ5u7yl1fRfer8GWvI1LL4HVwaKHVNZ7FzGYH5rPLZ6EtuD1giPqAEJuFrm24dmKNTwuSK9HFxg8SM0ctmRb_i2wA ==> DONATE TO DISTRICT 7020

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rotarys apresentam Marco do Centenário

Rotarianos comemoram os cem anos de Rotary International, na fronteira,

com obra que representa os serviços realizados pelos clubes

e se integra ao visual turístico de uma das principais avenidas





Para marcar a comemoração do centenário, o Distrito 4640, tendo como governador o empresário iguaçuense Altino Voltolini, inaugura o Marco do Centenário, localizado no Largo do Rotary, junto à Praça da Paz, em 19 de fevereiro de 2005, nele simbolizando a união dos três povos da região trinacional. A obra, de Haroldo Alvarenga, é um presente à comunidade e aos turistas que visitam a Terra das Cataratas. A intenção do Marco Rotário, do Centenário, segundo o governador, Altino Voltolini, é ser uma referência para os rotarianos e para os turistas que visitam a cidade. Também um jantar comemorativo de confraternização entre todos os rotarianos e familiares, da área de abrangência deste distrito, encerra as comemorações. Neste evento, também, deverão estar participando pessoas cujas vidas foram beneficiadas graças ao Trabalho Rotário, além de pessoas das comunidades servidas, onde foram executados projetos comunitários.


O objetivo da instalação do Marco, é mostrar que na cidade existe a organização Rotary Club, onde o visitante poderá manter contato, e vivenciar companheirismo com rotarianos. Geralmente nos Marcos Rotários dos clubes, constam as informações de local, dia, e horário das reuniões do respectivo clube.



Próximo do Marco do Centenário, à esquerda da pista, ainda na Praça da Paz, está o Marco Rotário do Rotary Club Foz do Iguaçu "Costa Oeste", cuja obra tem a assinatura do artista Giovani Vissotto. O Marco representa a Costa Oeste, os rios Paraná e Iguaçu, a potência de Itaipu e a grandiosidade das Cataratas. Na obra, a simbologia representando os serviços sociais prestados pelo clube foi expressa por meio de um barco à vela. “A linguagem significa que com os companheiros que integram o clube, unidos, os objetivos serão alcançados. Seja nos altos mares ou na cidade em que está constituído o Rotary Club "Costa Oeste", conforme divulgação na imprensa.


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

A roda dentada do Rotary International, constante em todo e qualquer marco rotário, significa que durante as 24 horas do dia, em algum lugar do mundo, algum clube deva estar reunido, e reforça a idéia de que há muitas pessoas unidas por um bem social e disponíveis para ajudar o clube em seus propósitos para com a comunidade.



Como surgiu o Rotary



Em 1905, havia uma grande inquietação social com muitas proibições, como a Lei Seca, e muita injustiça social com muitos excluídos. A violência era extrema mesmo em plena luz do dia.

Surgiu, então, a idéia de se criar um clube sem endereço fixo cujos membros se reunissem semanalmente em locais diversos, de forma rotativa. Em cada semana, a reunião era feita no escritório, loja ou fábrica de um dos membros do clube. Essa rotatividade de locais de reuniões é que serviu de inspiração para o nome do clube: Rotary.

Inicialmente, os membros se reuniam apenas para conversar e trocar idéias. Entretanto, com o passar do tempo, perceberam que eles, enquanto grupo de pessoas, poderiam fazer alguma coisa para melhorar aquele caos reinante na cidade.

Entretanto, logo de início, verificaram que cada sócio tinha uma visão diferente de como realizar a melhoria. Um deles, comerciante, achava que a melhoria deveria ser implementada pela associação comercial onde ele era membro. O outro, membro da igreja, achava que a melhoria deveria ser social e que deveria ser implementada pela igreja.

Estruturaram, então, o Rotary com um Conselho Diretor com vigência de apenas um ano. Dentro da sua gestão, o Conselho Diretor tinha poderes para organizar as melhorias na forma desejada, chamando as ações de: Projeto. Assim, na gestão em que o presidente do conselho fosse o “comerciante” este poderia desenvolver o seu projeto a seu modo e ainda contar com a colaboração de todos os sócios do clube. Já na gestão seguinte, o "religioso" teria a chance de montar os seus projetos a seu modo e também contar com a colaboração de todos os sócios do clube. Dessa forma, no meio rotário, é comum ouvir-se que o clube tem a cara do seu presidente.

Assim, embora mude um pouco de direção, a cada ano o Rotary Club consegue realizar os seus projetos contando com a total força-tarefa de todos os seus membros. O ano rotário é de 1º de Julho de um ano, a 30 de Junho do ano seguinte.



A vantagem de se conhecer o Rotary



Para a realização de seus projetos, o Rotary International dispõe da Fundação Rotária, criada em 1917 no Estado de Illinois - EUA, com o objetivo de incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda a contribuir para a paz e a compreensão mundial. Rotarianos, ou não, podem participar de projetos da Fundação, como:

- Bolsas Educacionais - para um ano, ou mais, para curso de idiomas, ou para curso universitário, para não parentes de rotarianos;

- Intercâmbio de Grupos de Estudo - ajuda no envio de 4 jovens profissionais, maiores de 25 anos, acompanhados de 1 rotariano, para visitar e estudar outros países, sua gente e instituições;

- Subsídios para Professores Universitários - para professores rotarianos ou não, que se disponham a lecionar em faculdades de países de baixa renda;

- Voluntários do Rotary - auxílio para enviar rotarianos, rotaractianos, e ex-bolsistas da Fundação Rotária, para prestarem serviços profissionais em área carentes do exterior;

- Programa Saúde, Fome e Humanidade - projetos de grande porte, humanitários, de 1 a 5 anos de duração, em assistência médica, reabilitação, produção de alimentos, alfabetização, e treinamento profissionalizante;

- Campanha Pólio Plus - o maior projeto mundial do Rotary - erradicação da Poliomielite no mundo, levado a efeito em cooperação com programas nacionais;

- Subsídios Especiais Equivalentes - para projetos educacionais de pequeno porte, como pequenas construções, ou compra de equipamentos. Metade dos fundos provém dos clubes e distritos interessados, e a outra metade coberto pela Fundação Rotária até US$ 50.000;

- Programa Pró-Paz do Rotary - conferências internacionais, e atividades que discutem tópicos referentes à solução de conflitos, e à participação do público na implementação da paz.



O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir

como base de todo empreendimento digno.

FONTE: http://www.borkenhagen.net/efemerides/centenario.htm

Rotarys de Foz do Iguaçu

Dia Mundial do Rotary



O Rotary International é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, mantendo elevado padrão de ética em todas as profissões, e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Os integrantes são denominados entre si por "companheiros", e conhecidos em sua comunidade como "rotarianos", por pertencerem a um Rotary Club que, por sua vez, é membro do Rotary International.

Como norma, os rotarianos utilizam a Prova Quádrupla:

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos...

1. É a VERDADE?

2. É JUSTO para todos os interessados?

3. Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?

4. Será BENÉFICO para todos os interessados?


www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

O Rotary International, criado em 23 de fevereiro de 1905, por quatro cidadãos estadunidenses, Paul Percy Harris - advogado, Gustav Loehr - engenheiro de minas, Hiran Shorey - alfaiate, e Silvester Schiele - comerciante de carvão, em Chicago - EUA, celebra 100 anos de trabalho voluntário em favor das comunidades em que exista um (ou mais) clube de Rotary.

No Paraná, as regiões oeste e sudoeste integram o Distrito 4640, integrado por 78 clubes. Em Foz do Iguaçu, por ordem de antigüidade, temos:

- Rotary Club Foz do Iguaçu - fundado em 10/03/1958, tendo como atual presidente, Edna Maria Ungari Sanches;

- Rotary Club Foz do Iguaçu - Ponte - fundado em 06/06/1981, tendo como atual presidente, José Flávio C. Ferreira;

- Rotary Club Foz do Iguaçu - M'Boicy - fundado em 13/04/1987, tendo como atual presidente, Dauri Braga Brandão;

- Rotary Club Foz do Iguaçu - Três Fronteiras - fundado em 06/06/1989, tendo como atual presidente, Roni Carlos Temp;

- Rotary Club Foz do Iguaçu - Costa Oeste - fundado em 30/06/1999, tendo como atual presidente, Miriam Soethe Costa;

- Rotary Club Foz do Iguaçu - Cataratas - fundado em 08/11/2002, tendo como atual presidente, Paulo César Tremarin.



No Brasil, o Dia Nacional do Rotary foi decretado pela Lei Federal nº 6.843 de 03/11/1980.

No mundo inteiro, cerca de 32 mil Rotary Clubs que congregam mais de 1.200.000 rotarianos, comemoram o 23 de Fevereiro, celebrando Rotary.

FONTE: http://www.borkenhagen.net/efemerides/centenario.htm

Como ajudar a salvar vidas no HAITI

Companheiros


Recebi uma mensagem agora do governador 2010-2011 do Distrito 4640 que está nos Estados Unidos e ele me disse que todos os governadores entrantes do Brasil estão se cotizando para prestar ajuda financeira.
Estamos aguardando a resposta do Celso Fontanelli na 2a. feira para ver se haverá um formulário de contribuição para nós outros , já que o formulário do RI que me foi enviado é apenas para contribuições dentro dos Estados Unidos.
O ideal seria que a FR autorizasse cada distrito doasse parte de seu FDUC para aquisição das tendas shelterbox, para aliviar a situação dos Haitianos.

- A Cruz Vermelha Brasileira no Rio está recebendo doações, principalmente de água. www.cruzvermelha.org.br

- Os Médicos Sem Fronteiras brasileiros estão no Haiti e relatam a situação no site www.msf.org.br e estão aceitando doações nos valores de R$35,00 - 60,00 - 100,00 - 200,00 - 1.000,00 ou outro valor. A pessoa pode doar pelo site com cartão de crédito ou imprimir o boleto e pagar em qualquer banco ou Bradesco.

- A afiliada da Rede Bandeirantes em Cascavel abriu uma conta no Banco do Brasil para receber doações. Acredito que o mesmo deve estar ocorrendo nos outros Estados.

Dalva Rigoni
R C Cascavel União

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

sábado, 16 de janeiro de 2010

Projeto Cá Entre Nós



[2008] O Projeto Cá Entre Nós tem sido o cartão de vsitas do Interact Club para jovens que desejam conhecer nosso trabalho e se juntar a nós! Todas as sextas-feiras, às 15h, o Interact Club de Campos Guarus estará realizando atividades recreativas e educativas para a criançada, no antigo asilo nos fundos da Igreja da Lapa. Teatro, música, dança, desenho, leituras, palestras, oficinas - tudo será bem vindo para os alunos, já tão queridos entre nós! ABERTO À COMUNIDADE - qualquer um pode participar, desde que nos avise!

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Concurso de caligrafia vai envolver mais de 7.000 alunos de São Miguel do Iguaçu


(JÁ REALIZADO ESTE PROJETO ESTAMOS DIVULGANDO PARA CONHECIMENTO)
O Concurso de caligrafia promovido pelo Rotary Club deve ter a participação de mais de 7.000 alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município de São Miguel do Iguaçu. O projeto é um dos mais tradicionais da entidade e que esse ano chega a sua 24ª edição e tem por objetivo valorizar a escrita e levar os estudantes a escrever sobre temas relacionados ao Rotary.

A responsável pelo projeto, Tereza Verona Turri, diz que essa atividade tem um grande significado. “É uma satisfação imensa em poder contar com essa juventude e saber que a gente leva informações preciosas a eles e nos sentimos felizes por isso”.

Durante o mês de novembro os alunos participarão do desenvolvimento do concurso que terá a participação das respectivas secretarias das escolas e no dia 01 de dezembro serão premiados os vencedores em um jantar festivo no Rotary Club do município. Uma comissão julgadora fará a avaliação dos trabalhos.

O presidente do Rotary, João Carlos Rosanelli Boles, lembra que em toda sua história esse projeto tem atingido plenamente seus objetivos. “Todas com sucesso absoluto e essa não será diferente”.
www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria
AI: Ademir José Jung(8406-0108)

Data: SMI – 26/10/09

Informações para imprensa: Thereza Verona Turri pelos fones 45-3565-1570 ou 45-9915-5804

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Adicionada a 79ª cidade



Caros companheiros hoje adicionamos mais uma Belíssima cidade e com um Rotary Club muito atuante na comunidade, com excelentes projetos, e altas arrecadações de dinheiro para entidades e tambem para a Fundação Rotaria... grande abraço

www.rotaryclubjardim-guialopesdalaguna-ms.blogspot.com

mais fotos da cidade e dos projetos do Clube você encontra em :

www.familiarotaria.com.br

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Morre No Haiti Zilda Arns


Zilda Arns Neumann está foi vítima do terremoto que aconteceu no Haiti.
A informação é do gabinete do senador Flávio Arns, sobrinho de Zilda.
Com 73 anos, ela era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.
Zilda Arns era também representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
fonte www.globo.com

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria

Campeonato de Futebol Minas X Rio


Caros companheiros é com imenso prazer que venho divulgar esse evento Realizado pelo Rotaract Clube Itaperuna-RJ

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rotary FOZ DO IGUAÇU Faz doações para O natal da Massa



Rotary Foz do Iguaçu faz doações ao projeto Natal da Massa da afiliada da TV-SBT de foz do iguaçu...

Rotary FOZ DO IGUAÇU Faz doações da Mala do Livro



Rotary Foz do Iguaçu faz doaçõs do Projeto Mala do Livro no Hospital Costa Cavalcante

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Fundação de Novo Clube Ajuda Comunidades




Notícias do Rotary International - 18 de dezembro de 2009

Joseph Wirba, do Rotary Club de Kumbo, Camarões, e Brian Fulp, presidente do Rotary Club de Honesdale, EUA, entregam os kits para tratamento de tuberculose doados por um hospital americano.
Kumbo, Camarões, e Honesdale, EUA, são cidades a milhares de quilômetros de distância uma da outra as quais foram unidas por uma parceria do Rotary.
O relacionamento começou em 2008, quando Brian Fulp, presidente eleito do Rotary Club de Honesdale, viajou a Kumbo por motivos profissionais. Ao chegar ele logo percebeu o grande interesse pelos serviços do Rotary.
Um juiz da suprema corte, Roland Mbenkum, se tornou seu amigo e mais tarde presidente fundador do Rotary Club de Kumbo, fundado em Janeiro. O clube padrinho foi o Rotary Club de Honesdale, que tinha participado de um projeto para prover equipamentos a um hospital local. “Um dos médicos me disse que estava cansado de ter que operar segurando uma lanterna na boca”, lembra Fulp. “Com apenas US$250 compramos um gerador para suprir a energia elétrica que precisavam.”
O médico Joseph Wirba foi um dos sócios fundadores do clube, que hoje tem 20 sócios.
Para ajudar o clube a se organizar, Fulp consultou o site do Rotary Internacional (www.rotary.org), onde encontrou tudo que precisava.
Os demais rotarianos de Honesdale também se envolveram na empreitada organizando uma campanha de captação de recursos para ajudar a construir uma biblioteca em Kumbo e, com a ajuda do hospital Wayne Memorial dos EUA, auxiliar na contenção de uma epidemia de tuberculose.

*****
Venham nos visitar! Será um prazer recebê-los!

Rotary Club de Sumaré Villa Flora
Reunião: Toda Segunda-Feira às 20hs.
Local: Galpão da Fazenda do Villa Flora.


Comissão de Relações Públicas / RCS Villa Flora / JAN 2010

Seja voluntário...








Um belíssimo video do Rotaract, no insentivo ao voluntariado...

Erradicação da Paralisia Infantil no Mundo



O Rotary vem ajudando a combater a paralisia infantil desde 1985, porem ainda existem paises que estão tendo dificuldades para isso...

ajude você tambem a combater este mal...

www.familiarotaria.com.br
www.twitter.com/familiarotaria
www.blogspot.familiarotaria.com

Expoflor - Rotary Club de Foz do Iguaçu Três Fronteiras


Expoflor
Este projeto já está no Clube a 10 anos, e consiste na venda de flores por 10 dias e toda a verba arrecadada neste período é destinada a projetos das entidades locais.

A feira terá duração de dez dias e a expectativa do Rotary Club Três Fronteiras, que promove o evento, é levar ao Clube Gresfi mais de 25 mil pessoas. A ja foi destinada algumas entidades assistenciais como: Fundação Nosso Canto, Fundação Rotária, Pelotão Futuras Gerações e para o programa de Erradicação de Poliomielite no Mundo.

A meta é comercializar cerca de 40 mil mudas de plantas e flores. As mudas de flores são produzidas em Holambra, no estado de São Paulo, a maior cooperativa de flores da América Latina. As mudas de plantas frutíferas no sudoeste do Paraná e os temperos e as mudas de plantas medicinais, são produzidas em nosso município.

A abertura oficial se dá, no Ginásio Poliesportivo do Clube Gresfi, que fica na Avenida J.K., em setembro, sexta-feira as 19h30 e ficará aberta à visitação do sabado seguinte a abertura das 10h as 21h.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Video do Rotaract M´Boicy gestao 2008-2009



Este video mostra os melhores momenots do Rotaract M´Boicy gestao 2008-2009.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Video do evento de 20 anos de Rotaract M´Boicy





Senão o mais emocionante, um dos momentos mais emocionantes da minha vida, onde conheci através do nosso projeto feito para conseguir contactar os de 20 anos de clube, conseguimos a presença de vários destes sócios que passaram por nosso clube, tivemos a presença do EGD Pitta um Senhor apaixonado por nosso projeto Chamado Rotaract, alem da presença de quase todos os clubes de Rotary e Interact da cidade com presença macissa. Este projeto resultou num evento que teve a participação de 130 Rotaractianos Rotarianos e convidados. Praticamente um evento distrital, pois tivemos participação dos clubes de Medianeira, Cascavel, Santa Terezinha de Itaipu, companheiros do distrito vizinho do paraguay com a participação de 4 companheiros. Obrigado a todos que fizeram este evento acontecer, pois a gestão 2008-2009 teve seus problemas, porem se não tivessemos feito nada e realizado este evento eu ja me sentiria realizado, porem tivemos um saldo positivo... contudo... RODRIGO MOTA DE BARROS Presidente 2008-2009 obrigado

Video de Paul Harris




Para quem só conhece o PIN Paul Harris está um video que mostra o fundador de nossa instituição respondendo algumas perguntas, tem tradução em portugues, par nós povo tupiniquim...

grande abraço a todos...

prestigiem comentem

Falta de saneamento faz vítimas





T em gente morrendo devido à falta de saneamento básico. O mínimo que podemos fazer é ajudar a aliviar este problema. Saiba mais na edição de janeiro da The Rotarian . neste link

TheRotarian/

fonte www.rotary.org

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Casa da Amizade



Nem todos sabem, mas as Casas da Amizade, como associação, surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano, razão porque só existem Casas da Amizade no Brasil e em alguns países ibero-americanos, ou seja os países colonizados por espanhóis e portugueses.
É composta por senhoras de rotarianos, cuja ação principal é o da benemerência e a filantropia. No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, ou Casa da Amizade, é uma entidade civil considerada de utilidade pública pela lei 5.575/69. Tem seu emblema, estatuto e regimento próprio, sem qualquer vínculo com o Rotary Club.
As Casas da Amizade podem criar o seu emblema próprio e individual, porém não podem usar o nome e emblema do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.
Oficialmente a posição das associações de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, está restrita aos elogios e incentivos do Rotary Internacional, transcrito do Manual de Procedimento.
Extra oficialmente, os merecidos elogios e incentivos, são fartamente divulgados através da vasta literatura rotária em nosso país, onde contamos com mais de 1.800 Casas da Amizade, em reconhecimento ao eficiente desempenho das senhoras, notadamente, no campo da filantropia e da assistência social.
Definição de Casa da Amizade
Casa da Amizade, Associação das Senhoras dos Rotarianos ou outras denominações correlatas, é uma entidade formada, voluntariamente, por esposas e parentes de rotarianos, como sócias efetivas, e outras senhoras e senhoritas da sociedade, na qualidade de sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.
As Casas da Amizade ocupam-se de promoções sociais e beneméritas, e colaboram voluntáriamente, com as realizações comunitárias empreendidas pelos respectivos Rotary Clubs. Não possui qualquer vínculo com o Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco de suas sócias com membros do Rotary Club.

OS DEZ MANDAMENTOS DA CASA DA AMIZADE

1. Procure conhecer o Rotary; para sentir o ideal de seu esposo.

2. Comparecer às reuniões da Casa da Amizade; você vai conhecer melhor as suas companheiras e sentir o fortalecimento do companheirismo.

3. Comparecer somente não é o suficiente: o importante é participar.

4. Você entra na Casa da Amizade não como passageiro, mas para completar uma tripulação.

5. Dê sugestões, critique construtivamente: cem olhos têm visão mais profunda que dez ou vinte.

6. Aqui não há só tarefas grandes para pessoas excepcionais: toda tarefa, por pequena que seja, tem sua grandeza pelo toque de amor com que você executa.

7. Não diga: não tenho tempo. Os mais ocupados são os que dividem bem o tempo. Se não tivermos tempo para amar como poderemos nos doar?

8. Seu esposo será um rotariano entusiasta se sentir o seu ideal de servir.

9. Aqui prevalece a primeira pessoa do plural: Nós.

10. A Casa da Amizade será sempre uma ilha de ternura, companheirismo e solidariedade humana, na medida em que nós mantivermos viva a sua filosofia.

Fonte
www.distrito4440.com.br
www.familiarotaria.com.brwww.twitter.com/familiarotaria

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

História do Rotaract - Fundação, Funcionamento e Afiliação


O que é o Rotaract

Rotaract Clubs fazem parte do esforço global do Rotary International em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de ação. Rotaractianos utilizam recursos disponibilizados pelo Rotary International e pela Fundação Rotária e se beneficiam do apoio administrativo providenciado pelo Rotary Internacional
Histórico
O Rotaract se desenvolveu rapidamente em sua curta e dinâmica existência. No início dos anos 60, os Rotary Clubs espalhados pelo mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários em projetos de prestação de serviços. Em 1968, após considerar a relevância internacional de tais atividades implementadas pelos clubes, o então presidente do RI, Luther H. Hodges e o conselho diretor estabeleceram o Rotaract como programa oficial do Rotary Internacional, fundando o Rotaract Club de North Charlotte, EUA, em 13 de março de 1968. O programa cresceu e conta atualmente com 7.300 clubes em mais de 150 países. O quadro social é integrado internacionalmente por 145.000 pessoas de 18 a 30 anos de idade que trabalham em prol das comunidades, fortalecem relacionamentos pessoais e profissionais e colaboram para a compreensão mundial.
Objetivos
O Rotaract procura:
- Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional;
- Difundir o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;
- Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidade para servir a sociedade;
- Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional;
- Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo;
- Propiciar oportunidades para atividades pessoais e em grupo com o objetivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e a compreensão internacional
Como funciona?
Todas as iniciativas de projeto brotam das próprias necessidades da comunidade, e promovem a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho em cooperação.
O Rotary oferece outras oportunidades?
Os rotaractianos também podem:
• Liderar a formação de Interact Clubs
• Participar dos seminários RYLA (Rotary Youth Leadership Awards)
• Candidatar-se a Bolsas Educacionais ou participar de Intercâmbio de Grupos de Estudos
• Tornar-se sócios de um Rotary Club
Os rotaractianos devem manter seus dados de contato sempre atualizados.
Saiba mais
Para obter mais informações sobre o Rotaract em sua comunidade, entre em contato com o Rotary Club mais próximo ou pergunte a um membro da equipe de funcionários do RI . Visite o Fórum de Discussão do Rotaract para acompanhar ou participar de discussões sobre projetos e atividades com rotaractianos do mundo inteiro.

Fonte: http://www.rotaract.org.br
http://www.familiarotaria.com.br
http://www.twitter.com/familiarotaria

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Rotaract Cultural Exchange - Rotaract Magé-RJ




Descrição: Intercâmbio Cultural de Rotaract. Será realizado em Julho/Agosto de 2010, onde receberemos dois Rotaractianos. Terminamos a pouco o processo seletivo e foram escolhidos Tetyana Prilpko do Rotaract Yalta, Ucrânia e Laiza P. Barrientos do Rotaract Baku International, Azerbaijão.

ACAMPARACT FOLIA - PENÁPOLIS-SP


Recebi hoje a informação de um acampamento de carnaval realizado pelo clube de Rotaract de Penápolis-SP conhecendo o pessoal de lá como eu conheço sei que a festa está garantiada, a diversão é certa, e o companheirismo é 10... Prestigiem...

www.familiarotaria.com.br

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DO INTERACT - FUNCIONAMENTO



O Interact é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviços para jovens entre 14 e 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apóiam, os Interact Clubs são completamente autônomos.
Os clubes podem apresentar quadro social bastante diversificado, originário de uma ou mais escolas da comunidade.
Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos de prestação de serviços, sendo um deles de cunho internacional. É através dos projetos que os interactianos desenvolvem uma rede de amigos em clubes locais e internacionais.
Os projetos de prestação de serviços são parte fundamental dos Interact Clubs. Por intermédio das atividades de prestação de serviços, os interactianos aprendem a importância de:
• Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal
• Prestar auxílio e respeitar o próximo
• Compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho
• Promover a compreensão e boa vontade internacional
O Interact é um dos programas mais bem-sucedidos do Rotary, um verdadeiro fenômeno com mais de 10.700 clubes em 109 países e regiões geográficas, e quase 200.000 sócios!
Lêia a respeito de um projeto do Interact.
Para obter mais informações sobre o Interact em sua comunidade, entre em contato com o Rotary Club mais próximo ou pergunte a um membro da equipe do RI .
Fonte http://www.rotary.org

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SOS ANGRA DOS REIS



Em nome do nosso Governador Ettore Dalboni do Distrito 4600 venho solicitar a ajuda de todos os rotarianos que participam deste nosso GEROI.
Todos tem acompanhado as notícias sobre a tragédia que se abateu sobre a cidade de Angra dos Reis.
O Rotary Club de Angra dos Reis enacabeçado pelo seu presidente, Co. Celso, esta empenhado na ajuda humanitária aos desabrigados que ja são muitos e preocupa a todos pois está época do ano as chuvas são intensas e mais áreas de desabamentos e de inundações são previstas e medidas terão que ser tomadas com urgencia para o alívio daquela população que é muito carente mesmo que a cidade possua belas mansões e ilhas paradisíacas.
Nossos companheiros do RC daquela cidade pedem que sejam feitas campanhas de envio de material conforme abaixo e de urgente nescessidade:
Água mineral em grande quantidade pois água em alguns locais não pode ser usada segundo a prefeitura.
Material de Limpeza - Cloro, sabão em pó, sabão em pedra
Material de Higiene Pessoal - Sabonete, Fraldas infantis e geriatricas, papel higiênico
Alimentos não perecíveis tais como leite em pó.
As doações deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço e em nome do Rotary Club de Angra dos Reis:
CEAV - Colégio Estadual Arthur Vargas, Rua Coronel Carvalho S/N Centro - Angra dos Reis/RJ


Nossos companheiros do Rotary Club de Volta Redonda estão mobilizados e vários empresarios de nosso clube estão colocando suas empresas aqui na região para recolhimento das doações em rede de supermercados e de distribuidoras de gás.

Nosso Distrito 4600 está sendo especialmente afetado pelas chuvas nas cidades de Guararema, Aparecida, Cunha, Patraiba do Sul e outras mais todas com clubes de Rotary que por sua vez estão também empenhados nestas campanhas.

Ajude-nos a minimizar o sofrimento da população de Angra dos Reis enviando estas doações com URGENCIA.
Obrigado companheiros do GEROI.

Abraços

Rubens Stehling
Rotary Club de Volta Redonda
Presidente Eleito 2010/2011